De consumidora à sommelière

 

Eu já fui uma consumidora como você! Tudo começou com uma viagem à França na década de 90, e este caminho tomou proporções não imaginadas. O dia-a-dia cercado de vinhos despertou uma curiosidade pelos enigmáticos aromas e sabores das uvas, e dentro deste vasto universo de produtores, as uvas raras chamaram a atenção e tornaram-se minha especialidade.

A carreira profissional dentro da área de Tecnologia, não permitia voos muito altos dentro do conhecimento do vinho. O meu trabalho dividia espaço entre garrafas, livros e despretensiosas degustações.  Em 2002 surgiu a possibilidade de realizar o curso de História do Vinho no Senac, e eu não tive dúvidas, mergulhei no mundo maravilhoso de Baco. Logo depois a decisão de mudar de carreira foi acompanhada de estudos no próprio Senac, e na Associação Brasileira de Sommeliers, ao me formar me senti apta para compartilhar o conteúdo aprendido, e iniciei a minha trajetória como sommelière em São Paulo. Nos restaurantes onde trabalhei recebi prêmios sucessivos para as cartas de vinhos que elaborei (Dui, Santo Vino, Italy, Girarosto e KAÁ para citar alguns). Desde 2014 sou sócia em uma loja de vinhos localizada na Oscar Freire.

 

A formação acadêmica em Turismo colaborou para o desenvolvimento do meu projeto Passaporte do Vinho, uma série de livros que desvenda de forma rápida e objetiva cada país produtor. Em breve estas edições serão lançadas em e-book, e ajudarão aos degustadores iniciantes em sua trajetória no infinito mundo dos vinhos.

 

Há dez anos a paixão por história, cinema, artes plásticas e geografia resultou em um convite inusitado, produzir colunas e colaborar para revistas como: Casa e Comida, Black Card Lifestyle, Cláudia Comida & Bebida e São Paulo Lifestyle.

 

Como palestrante na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi apresento mais de 10 temas, do quais citarei  o Curso básico, com o tour em 7 passos para aprender como degustar, comprar e harmonizar, e também O vinho sob a ótica do cinema, onde você poderá apreciar vinhos semelhantes aos que seus personagens  preferidos degustam em cena.

 

A partir deste mês de Junho, você navegará entre taças e palavras nesta coluna no Quedili.

 

Enobeijos,

 

Eliana Araujo

 

Conheça mais sobre a colunista:

Facebook e Instagram – @elianaarraujosommelière

 

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta:

quedili@gmail.com

Leave a Reply

